quinta-feira, 12 de maio de 2011

Recursos Hídricos

Os recursos hídrícos são águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso nuna determinada região.
Procura este conceito dar relevância à necessidade de integrar a gestao da água em função dos seus diferentes tipos de uso, das diferentes dimensões de conhecimento que estão envolvidas, dos diferentes tipos de instituições.
Consiste na valorização da água em funçao da sua natureza renovável e fluida.

As acções a desenvolver podem ser de diferentes tipos:
  • Preventivas ou correctivas;
  • Pontuais ou distribuídas;
  • Educativas e legislativas;

Disponibilidade dos rescursos Hídricos




reflexão: A água é um recurso natural que depende da maneira como o homem a utiliza para ser renovável ou nao. Quando se pensa que a  água está sempre disponível, comete-se um erro. Pois 97% da água que existe é salgada, dos restantes 3% a maioria está nos pólos ou nas altas montanhas no estado sólido. Apenas 0.5% da água encontra-se á disposição do homem. Por outro lado a população está a aumentar, o que motiva uma maior procura, e consequentemente diminuição dos recursos hídricos, a necessidade de água é cada vez maior e aquela que existe é poluida, o que faz com que o recurso á partida renovável deixe de o ser. É fundamental utilizar a água sem desperdiçar e ao mesmo tempo diminuir as cargas de poluição. a poupança de água passa por gestos simples, que todos nós podemos praticar no nosso dia a dia.
Fonte: http://www.eccn.edu.pt/alunos/henrique_catarina/recursos_hidricos.htm

2 comentários: